Curso Superior de Tecnologia em Laticínios
Curso Superior de Tecnologia em Laticínios

Tecnologia de Laticínios  

Bacharelado

É a utilizaçao de métodos e Tecnologias na industrialização do leite e de seus derivados. 

Esse bacharel tem participação de todo o Processo produtivo de manteiga, queijos, iogurtes, leite e Sorvetes, e dentre outros derivados do Leite, desde a ordenha até o Controle da Qualidade dos Produtos finais. O Profissional tem condições de coordenar e acompanhar toda as etapas da cadeia produtiva, métodos empregandos, equipamentos e tecnologias mais apropriados para cada processo. O Especialista auxilia na fiscalização do cumprimento das Normas Sanitárias exigidas pelos Órgãos de Saúde Pública. Pode trabalhar em Grandes Indústrias Alimentícias ou assessorar Pequenos  e MédiosProdutores.


O Mercado de Trabalho

 
No Brasil, a Indústria da Alimentação Teve, EM 2009, UMA Participação de 9,3% no total de do Produto Interno Bruto (PIB). A Indústria de Laticínios ocupa o quarto Lugar do Setor, perdendo apenas o par de Derivados de carne, Beneficiamento de café, chá e Cereais EO de Açúcares, Segundo uma Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. Os Profissionais Mais procurados São OS Especialidades los Produção, Beneficiamento e Controle de qualidade, devido à exigência Maior, Tanto de Parte dos Consumidores QUANTO dos Órgãos de Fiscalização, Por Produtos Que respeitem OS Cuidados de Conservação e Qualidade. "O egresso está offline apto sas uma Setores trabalhar, nao Só Dentro da Indústria Como Órgãos fiscalizadores los e de Vigilância Sanitária", Diz Eduardo da Silva Martins, Coordenador do Curso da UEMG. O bacharel ainda PoDE trabalhar Como Autônomo, prestando consultoria Indústrias do Setor e fazendas produtoras de leite.

O curso

 
Física, química, microbiologia, cálculo matemático, informática e administração, fazem parte do currículo básico do curso. Entre as disciplinas específicas, voltadas para os processos de produção e de conservação de laticínios, destacam-se conservação de alimentos pelo frio, higiene industrial, desenvolvimento de produtos e embalagem de alimentos. O currículo ainda comporta matérias sobre gestão de qualidade, tratamento de resíduos industriais e gerenciamento industrial. Apesar de o enfoque do curso ser na área de laticínios, o aluno também estuda disciplinas como processamento de alimentos em geral, como frutas, hortaliças e carnes. São obrigatórios o estágio e a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso no último ano. 
 
Duração média: quatro anos. Outro nome: Ciência e Tecnologia de Laticínios.

O que você pode fazer

Automação de processos

Auxiliar na implantação de equipamentos e linhas automatizadas de produção industrial.

Controle de qualidade

Gerenciar a qualidade da produção, desde a matéria-prima até o produto final.

Desenvolvimento de produto

Criar produtos e melhorar os já existentes, segundo a demanda, as necessidades e as exigências do mercado consumidor.

Produção

Controlar o processo de fabricação de laticínios, definindo matérias-primas, equipamentos, processos de conservação e embalagens.

 
Fonte:  


Curso de Tecnologia emLaticínios do IFAL - Campus Satuba


O curso de Tecnologia em Laticínios na antiga Escola Agrotécnica Federal de Satuba (atual IFAL) tem conceito 4 em reconhecimento pelo MEC. Vários projetos de pesquisas hoje são aplicados em instituições públicas e privadgas por alunos-pesquisadores de graduação de Tencologia em Laticínios, a exemplo  do que trata sobre o beneficiamento do leite e seus derivados.

No IFAL - Campus Satuba, há uma disponibilidade de 40 vagas para esse curso todos com ingresso pele sistema Sisu (ENEM). Grade curricular disponível no Blog do curso: